Senso G blog

COMO ESCOLHER UM BOM COLCHÃO PARA DOR NAS COSTAS

Escolher um bom colchão não é uma tarefa fácil. As costas são uma parte do nosso corpo que geralmente sofre muito. Muitas pessoas acordam com dores, e, sentem-se cansadas por não ter conseguido descansar bem.

As dores nas costas têm um motivo. O mais evidente e’ o facto de dormir num colchão que não vai ao encontro das suas necessidades.

A coluna vertebral é vital como suporte para a nossa saude. Por esta razão manter sua curvatura fisiológica deve ser um dos principais factores a ter em conta.

Temos que escolher um colchão que nos oferece esta capacidade de adaptação e que nos permita manter uma postura normal e correta da coluna vertebral.

Devemos pensar primeiro na rigidez do colchão. O colchão não deverá ser nem muito duro, nem muito macio, caso contrário poderá complicar ainda mais o seu problema.

Muito importante também e’ o suporte do colchão. O seu estrado deverá ser adaptado ao colchão, bem como, a almofada terá que ser de boa qualidade. A conjunção deste fatores vai ajudar a dormir melhor e a minimizar os problemas de costas.

Um bom colchão terá que ter pelo menos 15cm de altura e nunca colocar um colchão novo em cima do de outro.

Os colchões de viscoelástica oferecem um conforto máximo, geralmente, dado as suas características de adaptabilidade ao corpo.

foto post-11-como-elegir-un-buen-colchón-para-dolores-de-espalda

OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA O SONO

Há muitas pessoas que utilizam à música para muitas tarefas do dia, mas à música também e’ ideal na hora de ir dormir para os adultos e para os miudos. A música tem um grande poder terapêutico também por acalmar a alma. Há estudos que provaram que ouvir música antes de dormir relaixa e ajuda a combater as insónias, mas sempre depende da música que vamos a ouvir. Uma música calma, comtemplativa parece ajudar mais rapidamente as pessoas dormirem do que uma música mais agitada. Para os bebês uma canção de ninar e’ uma ferramenta muito eficaz para dormirem.

A música em geral tem um impacto positivo na saúde. A música transmite uma série de estímulos reconhecíveis tais como emoções, medo e alegria, através de incontáveis memórias.

Se escutar música numa posição confortável seria bom fechar os olhos, manter a coluna reta e respirar suavemente para sentirmos totalmente relaixados e encontrarmos uma paz interior.

musica-per-dormire

 

A ARTROSE, CONSELHOS PARA DORMIR

A artrose é uma doença que ocorre devido ao desgaste da cartilagem que é um tecido que serve para amortecer e para proteger as extremidades dos ossos e, portanto, promover o movimento do conjunto em si.

É uma classe de doenças reumáticas e é mais comum nos idosos. No caso da artrose, há uma série de orientações para dormir porque uma posição desconfortável por um longo tempo ou um colchão errado pode provocar uma série de dores nas articulações. O colchão deve ser firme (não demasiado) e reto, mas deve ser capaz de se adaptar ao nosso corpo.

O travesseiro é melhor ser baixo e a posição ideal, parece ser, como em muitos outros casos, a estar deitado de costas para a nossa coluna permanecer totalmente suportada no colchão. Como em outros casos, a dormir de bruços não é aconselhável. A artrose da região lombar, uma das mais comuns, é caracterizada por dor na região renal com ou sem dor e pode se detectar por um raio-x o com outros meios.

O tipo de dor lombar é de classe solitamente mecânico e que ameliora ao descansar. Você também pode perceber a dor quando mudam as condições climaticas. Não é aconselhável dormir em sofás ou em um colchão demasiado firme. Idealmente, em qualquer lugar, é importante apoiar a coluna na parte de trás das cadeiras, evitar cargas pesadas, realizar atividade física regular e controlar o nosso peso.

artrosis-512x315-post-9

A QUALIDADE DO SONO NA ADOLESCENCIA

Segundo un estudo feito por especialistas todo indivíduo quando chega à adolescência tem um atraso no sono.

A tendência de dormir mais tarde nessa fase da vida e’ biológica e faz parte das mudanças naturais do corpo durante a puberdade. No processo do sono e da vigília há dois hormônios que trabalham. O cortisol de manhã e a melatonina ao anoitecer.

O cortisol age como uma substância de alerta para manter as atividades durante o dia e a melatonina prepara o organismo para o sono. O que acontece nos adolescêntes e’ que há um deslocamento na liberação de melatonina para mais tarde e por isso mesmo o adolescente demora mais para acordar, sente muito sono e tem sono mais tarde.

Para os adolescentes o ideal sería dormir nove horas e meia.

As consequências são varias. O adolescente que dorme menos do necessário poderá ter seu desenvolvimento e aprendizado prejudicados.

Outro fator importante e’ que a secreção do hormônio de crescimento e’ maior durante esse período então o sono torna-se muito importante nessa época da vida.

Dificuldades de atenção, humor que muda, irritação somente são alguns dos fatores que influenciam os adolescentes se não tiverem o suficiente sono.

O conselho sería melhor os adolescentes terem uma rotina na hora de dormir. Isso deveriam fazê-lo os pais desde a infância para que os adelescentes chegarem nessa época da vida a saberem bem o que fazer.

calidad-sueño-adolesc--post-8-como-objeto-inteligente-1

MEDO DE ESCURO NA HORA DE DORMIR

A fobia de escuro e’ muito mais comum do que se imagina. Não e’ coisa só de menina nem de gente medrosa. O pavor da escuridão e’ mais frequente entre crianças entre 2 e 6 anos mas pode se prolongar um pouquinho entre os maiorzinhos.

Os pensamentos estão entre os que mais afligem quem tem medo do escuro. São pensamentos em lobos, bruxas, monstros, bicho-papão, ladrões. Todas essas fantasias são projetadas quando fica escuro. Isso acontece porque na oscuridade não vemos nada não temos em quem apoiar-nos, então e’ comum que o imaginário tome conta, daí vem o medo.

Os pais não se devem preocupar porque’ esse sentimento não e’ um problema. O “problema” surge quando a fobia ganha uma intensidade maior a ponto de atrapalhar a vida da criança e causar sofrimento. Nesse caso e’ melhor procurar um especialista.

E’ importante as familias apoiarem as crianças para elas sentir-se mais seguras e livrar-se das fantasias. E’ importante os pais mostarem-lhes que o bicho-papão não existe para acabarem com esse problema. Contudo o medo de escuro e’ uma fase muito curta que passa quando as pessoas crescem.

Há algumas dicas para enfrentar o medo e tentar dormir melhor :

- veja algo divertido na televisão, sobretudo não filmes de terror

- pense que o escuro e’ apenas ausência de luz. Basta clicar um botão que tudo volta a aparecer

- a noite e’ escura e por isso mesmo e’ bonita

fobia a dormir post 7

   

E' POSSIVEL DORMIR DE OLHOS ABERTOS ?

E’ possivel dormir de olhos abertos, por mais estranho que pareça, mas só se houver algo de errado no corpo.

E’ uma condição de incapacidade de fechar os olhos que se chama lagoftalmo (caso seja na hora de dormir chama-se lagoftalmia noturna) e as causas podem ser doençãs musculares ou que atingem o nervo facial. Também pode acontecer de dormir de olhos abertos por causa de mal-formações na pálpebra, alergias e outras coisas até mesmo por causa de sonambulismo.

E’ uma incapacidade porque não é possível dormir de olhos abertos por vontade própria sem que seja lagoftalmo pois o sono relaxa os músculos involuntariamente. Muitos problemas podem desencadear a lagoftalmia, como estresse, sonambulismo, infecções do sistema nervoso. Os resultados da lagoftalmia podem ser ressecamento ocular, infecções e até cegueira.

Dependendo da causa é possível resolver a lagoftalmia com medicamentos, exercícios e até com a cirurgia.

Lagoftalmo-nocturno post 6

POR QUE O ESTRESSE NÃO TE DEIXA DORMIR

A forma de encararmos as dificuldades do dia a dia causa-nos problemas do sono.  Para aliviarmos o estresse e driblar a insônia um método que parece eficaz e’ tentar se desligar da realidade ou adotar hábitos relaxantes antes de ir à cama, meditar, respirar etc.Com certeza uma prática que ajuda muito e’ a prática de atividades fisicas se exercitarmos cedo de manha. Nesse caso acordaremos menos durante a noite e teremos um sono mais tranquilo do que se fizermos à noite.

Algumas dicas interessantes para dormirmos apesar do estresse :

Definir um horário padrão para dormir e tentar respetá-lo. O mesmo tentar acordar cada dia à mesma hora.

Interessante e’ acalmar a nossa mente e o nosso corpo já que e’ o principal motivo pelo qual não conseguimos dormir. Por isso e’ preciso acalmar corpo e mente antes de dormir. Nesse caso cada um tem de encontrar sua maneira de fazer isso, a tomar um banho quente, fazer alongamentos antes de se deitar ...

Otimo também e’ tentar meditar e esvaziar a mente. Procure meditar e ignorar os problemas por alguns minutos. O seu cérebro tem de ficar vazio, desligado. Somente precisa de controlar a sua respiração.   Pode fazê-lo deitado na cama, a caminhar e onde quiser.

Apesar de todos essos conselhos o melhor e’ que cada um encontre a sua maneira de “desligar-se” para poder ter uma boa noite de sono.

relax post 5

COMO SE PODE DORMIR COM CIÁTICA

A ciática e’ uma dor muito incômoda que está presente na zona lombar por diversas causas como manter posturas inadequadas, acumular muita tensão ou carregar demasiado peso.

A primeira recomendação e’ revisar os nossos hábitos e entender o que poderia estar a ocasionar o desconforto. Escolher uma posição adequada, fazer pausas para esticar as pernas, dormir numa posição correta e com um colchão de qualidade sem esquecer de levar uma vida ativa.

Se tivermos ciática temos e’ de saber como descansar bem para que não se torne aguda.

A posição mais aconselhada e’ a posição fetal, mesmo e’ facil dormir nessa posição. De lado com as pernas flexionadas, a coluna e a cabeça alinhadas. O travesseiro não tem de ser muito alto. Outra versão dessa posição e’ com uma perna esticada e a outra flexionada. Nessa versão não sobrecarregar sua região lombar.

Se gostar de dormir de barriga para cima deverá colocar um travesseiro embaixo da parte traseira dos joelhos além de descansar com um travesseiro embaixo da cabeça para manter a região lombar apoiada e sem dor.

O que teremos de evitar e’ estar de bruços ou de barriga para cima sem um travesseiro de apoio para as pernas.

O travesseiro deverá ser não muito alto e o colchão nem duro nem macio.

ciatica post 4

 

O QUE SÃO OS SONHOS

Os sonhos que são? São imagens que apresentam-se ao espírito durante o sono ou a vigilia.

Freud deu um caráter cientifico à matéria. Ele achava que o sonho fosse uma realização dos desejos. Para a ciência e’ uma experiência de imaginação do inconsciente durante o periodo do sono.

Carl Gustav Jung, um famoso psiquiatra baseado na observação de seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação.

Descobriu-se que até os bebês no útero sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Desde sempre o homem buscou uma razão para o sonho e vai continuar assim.

que-son-los-sueños

COISAS SOBRE O SONO QUE SE CALHAR VOCÊ NÃO SABIA

O sono desde sempre e’ objeto de estudo de muitos cientistas. Foram descobertos fatos surpreendentes dentre alguns deles :

Todo ser humano sonha mas homens e mulheres têm sonhos diferentes e diferentes reações fisicas, mesmo as pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ter sonhos e também as pessoas que nasceram cegas porque, embora não vejam quaisquer imagens , têm sonhos a envolver seus otros sentidos como sons, cheiro, toques e emoções.

Parece que esqueçamos o 90% dos nossos sonhos e depois de 5 minutos de ter acordado a mitade dos nossos sonhos. Os sonhos podem ser em branco e preto e previnem as psicoses.

Num estudo feito pessoas que foram acordadas no início de cada sonho ainda conseguiram dormir por mais 8 horas enfrentaram dificuldade de concentração irritabilidade, alucinações e sinais de psicose.

Muitos dos nossos sonhos estão cheios de rostos estranhos mais conhecidos! Sim porque são pessoas reais que vimos durante nossa vida mas podemos não nos lembrarnos.

Os estudos continuam a descubrirem novas coisas e curiosidades sobre o mundo tão desconhecido dos sonhos.

animali-sognano

ANSIEDADE

Todos pelo menos uma vez na vida temos experimentado ansiedade, seja por estar a realizar um exame, seja por o que for mas a ansiedade e’ uma reacção do organismo face ao perigo ou ameaça.

Pode que a ansiedade tenha origem nos nossos pensamentos. E’ uma resposta a um perigo vago, distante ou mesmo irreconhecível.

A um nível fisiológico os sintomas podem ser desde batimentos acelerados do coração, tensão muscular, transpirar nas palmas das mãos e pés, uma respiração rápida e boca seca e dores de cabeça. A um nivel comportamental a ansiedade pode prejudicar bastate a vida das pessoas que a sofrem.

Psicologicamente e’ um estado subjectivo de apreensão medo ou preocupação que em casos extremos pode levar a pensamentos como medo de morrer ou medo de enlouquecer.

O problema surge quando a ansiedade e o stresse são excessivos acabando por bloquear el raciocinio e o desempenho nas situações e perturbar as actividades quotidianas.

A ansiedade pode assumir múltiplas formas, desde o medo por falar em público de andar de elevador ou por entrar num avião. Outras vezes, a ansiedade pode vir repentinamente num ataque agudo e com sintomas físicos como falta de ar, ondas de calor e dores no peito costituindo um ataque de pânico.

ansiedad

 

O QUE E’ NARCOLEPSIA

A narcolepsia e’ um distúrbio do sono que causa sonolência excessiva durante o dia. E’ uma doença cronica para a qual não há cura e que afeta muito a qualidade de vida da pessoa que a está a sofrer. No entanto pode ser tratável e os sintomas controlados.

Parece que seja causada pela perda de um grupo de células localizadas no hipotálamo que são celulas que morrem precocemente e são as responsável por mantermos acordados. Isso crea um desequilíbrio do sono.

As pessoas que sofrem deste problema adormecem-se sem aviso prévio em qualquer lugar e hora inclusive em momentos inusitados como durante uma conversa. Os ataques geralmente duram de alguns minutos até a cerca de meia hora.

A pessoa também sofre de mudanças fisicas a sente fraqueza nas maioria dos músculos do corpo. Pessoas com narcolepsia podem ser incapazes de se mover ou falar enquanto adormecen ou despertam.

Se apresentar sonolência excessiva durante o dia, com frequentes ataques de sono até mesmo durante situações inusitadas procure um especialista.

narcolepsia

COMO LEMBRAR DOS SONHOS

No geral acontece que mais nos esforçamos para lembrarmos dum sonho e mais este tentativo torna-se difícil.

Para tentarmos recordar os sonhos antes de dormir, temos é que procurar ir para à cama, deixando a mente em branco. Teremos também de respirar calmamente.

A todo isso acrescentamos uma consciência e a soma desses 3 fatores nos ajoudará para eliminarmos os pensamentos negativos, com a intenção de relaxarmos para dormir melhor. Se não pudermos deixar em branco à mente podemos tentar pensar em algumas imagens relaxantes e positivas como uma paisagem bonita.

Quando chegarmos a um nível aceitável de relaxamento, tanto mental como físico nos deitamos na cama para dormir e quando acordarmos verificaremos se nos lembramos de algo. Outra dica para recordar os sonhos e’ ficarmos parados enquanto tentamos lembrar deles. E ha quem diz que se nós acordarmos no meio dum sonho é recomendado escrevê-lo na forma duma narrativa ou em uma folha.

Mas ao final, a pergunta que nós fazemos e’ : tem sentido querer lembrarmos dos nossos sonhos? Ao final apenas são sonhos!

recordar-los-sueños-post-17

POR QUE BOCEJAMOS?

O bocejo não e’ muito conhecido pela medicina, não se sabe qual e’ a parte do cerebro que controla o reflexo do bocejo. Algunas pessoas dizem que e’ um relexo involuntário de que o corpo precisa de sono. Outras acreditam que uma das finalidades seja de despertar o indivíduo.

O que e’ certo e’ que uma vez iniciado o bocejo e’ quase impossível interrompê-lo já que a pessoa pode fechar a boca mas os múscolos acionados pelo reflexo continuam a sua contração.

Outra razão e’ que o ser humano e muitos animais bocejam quando o oxigênio começa a ficar escasso no ambiente em que estão e quando seus múscolos estão inteiramente relaxados. Uma pessoa que boceja com frequência provavelmente não está a receber oxigênio suficiente para suas necessidades. Nesse caso a pessoa poderia estar a precisar dum ambiente mais ventilado ou de exercícios. Nesse caso a pessoa deveria de deixar de bocejar se beber alguma coisa ou banhar o rosto com água fria.

O reflexo do bocejo pode ser acionado também pela visão de outro bocejo ou seja quando vemos alguém a bocejar logo sentimos vontade de fazer o mesmo.

Qualquer seja a razão para o bostizo ainda é um comportamento inocente e misterioso.

PORQUE' BOSTEZAMOS POST 16

A FITOTERAPIA PARA COMBATIR A INSÔNIA

A fitorerapia é a utilização das plantas naturais ou substâncias vegetais para tratamento de doenças e recuperação da saúde. Há já muito tempo que se faz uso das plantas com fins medicinais. Porém é necessário que tenhamos cautela na utilização de plantas e que sempre as utilizemos seguindo uma orientação médica.

A insônia pode ser sintoma de diversas doenças ou de problemas do cotidiano. Uma planta muito recomendada para combater este problema e’ a Passflor um calmante muito cotada para facilitar o sono. Neste caso, a grande vantagem que podemos encontrar é que sendo um remédio natural não produz dependência e é comparável aos efeitos dos benzodiazepínicos sem ter no dia seguinte efeitos colaterais. A Passiflor também ajuda a combater estados de ansiedade, nervosismo, emoções intensas, entre outros.

poder-fitoterapia-post-15

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL PARA INSÓNIA

A respiração e’ um processo esencial na vida das pessoas. Não podemos viver sem respirar. Uma tecnica importante de respiração e’ a respiração abdominal. Antes de dormir, se a ansiedade por exemplo estiver a impedir o sono de chegar pode respirar desse jeito.

Apoie as mãos sobre o abdômen, em cima do umbigo, observe a respiração do jeito que ela estiver inspirando e expirando somente pelas narinas. Sem esforço excessivo quando estiver esvaziando os pulmões procure sugar um bocadinho mais a barrigo contraindo o ventre. Em seguida inspire com calma relaxando conscientemente o abdômen permitindo sua expansão.

Continue assim, na expiração contraia e recolha o abdômen e na inspiração relaxe e permita sua expansão. Continue assim durante 20 ciclos respiratórios e para aprofundar o efeito relaxante pode se dizer “ estou inspirando” ou “estou expirando” até que se sinta plenamente relaixado.

respiración abdominal post 14

 

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

Reeducação Postural Global ou R.P.G. é uma forma de Fisioterapia. Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de "fluagem". A "fluagem" é o estado fisiológico da forma ou contração constante dos músculos da postura que mantem o alinhamento do corpo.

É um método de tratamento fisioterapêutico, utilizado em vários países por fisioterapeutas formados pessoalmente por Philippe Souchard. O tratamento consiste em reorganização da musculatura profunda, alinhando as estruturas articulares do corpo (cabeça, coluna, quadril e membros).

O tratamento de R.P.G. é feito através de posturas combinadas a respiração coordenada para alinhamento das estruturas e aumento das flexibilidades do corpo e melhores mobilidades das articulações do corpo. O R.P.G. tem indicação para indivíduos com lesões de coluna vertebral (hérnias, protusões discais) como também desvios posturais (escolioses, cifoses, lordoses) seguidos de dor ou não, podendo causar lesões ou síndromes diversas partes do corpo como por exemplo: bursites, tendinites, lombalgias, cervicalgias, síndrome do túnel do carpo, etc.

reeducacion-postural-post-13

MASSAGEM FACIAL INSÓNIA

A massagem em geral permite relaxar o nosso corpo e mente.

Entre os muitos tipos de massagens, a facial ajuda-nos a relaxar antes de dormir. Para um efeito mais adequado deverá ser feito antes de dormir. Este tipo de massagem reduz o nível de cortisol que em níveis elevados provaca o stress levando a dificuldades no sono. O primeiro passo é deitar-nos na cama tapando os olhos. Relaxando e com os dedos fazer movimentos suaves na zona frontal da cabeça durante 30 segundos. Depois deste processo, iniciamos uma nova fase. Com a palma das mãos abertas colocamos junto à cabeça durante mais ou menos dez segundos. Repita este processo pelo menos três vezes seguidas. Com as mãos fechadas, com os nós dos dedos, fazer massagens na cabeça em círculos começando pela conhecida zona occipital, crânio e outras partes da cabeça.

Assim, estará finalmente relaxado para um sono mais tranquilo.

masaje facial post. 12

O QUE E' O SONAMBULISMO?

O sonambulismo e’ uma variação do sono. No sonambulismo a pessoa pode levantar-se da cama, andar ou praticar alguma atividade enquanto ainda está a dormir. O consciência permanece inatica e as funções motoras despertam-se.

O sonambulismo identifica-se subretudo com o vai-e-vem pela casa as vezes conversas e acontece na primeira metade da noite. E’ menos provavel que ocorra durante cochilos por exemplo. Os episódios podem durar poucos minutos até quase uma hora.

A pessoa sonâmbula pode apresentar estresse, sono diurno, rápida desorientação ou confusão depois de ter sido despertado, pode sair da cama e caminhar, sentar-se na cama, abrir os olhos sem responder ou se comunicar com os outros quando e’ chamada entre outros.

O stresse pode ser uma causa do sonambulismo.

sonambulismo post 11

POR QUÉ SONHAMOS?

O sonho sempre foi um objeto de grande interesse e estudos da ciência.

Passamos um terço da nossa vida a dormir mas sonhamos por alguns minutos, o que resulta em 6 anos de sonhos na nossa vida. É claro que quando sonharmos o primeiro que vem à mente é uma imagem projetada num sonho com mais memórias relacionadas com este ou outro imaginário.

Apenas uma parte do cérebro pára de funcionar durante o sono, o centro lógico. Para isso às vezes temos sonhos irrealistas. Apenas os olhos se movem enquanto sonhamos.

O cérebro durante o sono tenta encontrar a solução para os problemas que nos preocupam durante o dia. Às vezes um sonho pode ser o reflexo fiel da que diz respeito a nós ou nossos desejos ou problemas.

Freud argumentou que a função dos sonhos era satisfazer os nossos desejos, e parece que ele não esteja errado.

porqué soñamos post 10

APNEIA DO SONO

Temos de falar de duas apneias, obstrutiva e central. A apneia obstrutiva ocorre quando os músculos da parte de trás da garganta relaxam, o que acontece enquanto a pessoa dorme. Nesse caso as vias respiratórias se fecham e impede a respiração adequada reduzindo o nível de oxigênio no sangue. O cérebro recebe a mensagem de que algo está errado. Por ser incapaz de respirar a pessoa desperta do sono por um breve momento. Esse problema pode repeterse muitas vezes ao longo da noite e pode causar sérias complicações. A pessoa fica sonolenta durante o dia. As causas A apneai do sono central ocorre quando o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração. Uma pessoa que sofre desse problema pode acordar com falta de ar ou sentir dificuldade para dormir ou para manter o sono. Algumas técnicas como a ioga, o hipnosia, a homeopatia, aromaterapia e muitos mais são tratamentos naturais que podem ajudar neste problema. Todas as pessoas podem apresentar apneaia do sono, até mesmo crianças. Na imagen à esquerda temos uma respiração normal e à direita a apneia do sono.

apnea del sueño post 8

SINDROME DAS PERNAS INQUIETAS ( S.P. I )

E’ uma condição em que a pessoa tem uma vontade incontrolável de mexer as pernas e as move involuntariamente. Normalemente ocorre principalmente quando a pessoa está a dormir. As causas são incertas mas parece que estejam relacionadas com algum desequilíbrio da dopamina no cérebro. As pessoas que sofrem desta enfermedade podem mudar de hábitos para amelhorarem suas condições. E’ possivel tomarem banhos mornos e fazer massagens que relaxam os músculos, tratamientos com quente e frio para reduzirem as sensações nas pernas, ioga e outros. Não existem medicamentos feitos para este problema mas alguns medicamentos desenvolvidos para o tratamento de outras doenças têm se demostrado eficazes para o problema. Entre eles os benzodiazepinas categoria que engloba alguns relaxantes musculares e remédios para dormir. E’ melhor sempre falarem com o médico antes de tomarem qualquer medicamento.

piernas-inquietas-post-7

INSÔNIA

É a incapacidade para manter o sono ou podê-lo conciliar de forma correcta. Vários fatores podem causar insônia, incluindo ansiedade, depressão, estresse ou alguns medicamentos. Um elemento importante para evitar insônia e ' adoptar uma higiene do sono. Se podermos evitar fatores tal quais jantares abundantes, cafeína antes de dormir, fazermos exercício pelo menos 3-4 horas antes de dormir e outros fatores se calhar podamos parcialmente combater este problema. As possíveis consequências da insônia são a falta de concentração, depressão, desorientação, irritabilitá pessoal, fadiga geral e muitos outros.

insonnia post6

LA IDADE E EL SONO

Nos primeiros anos de vida, dormimos numa maneira mais rápida e mais profunda. Isso está a mudar ao longo da vida até ficar quasi na fase Rem que ocupa a maior parte da noite.

As pessoas idosas não é verdade que eles precisam dormir menos simplesmente o que ocorre é uma mudança nos mecanismos de vigília, portanto, perdem a eficácia do sono. Tais pessoas observarão sonolência durante o dia e precisarão duma soneca.

Não ter uma boa qualidade de sono pode depender também de outros fatore como el estres e la ansiedade. Geralmente temos de dormir umas 8 horas mas não todos temos as mesmas necesidades.

E’ melhor mantermos uma rotina do sono, practicarmos tecnicas de relaixación, dormirmos num bom colchão e travesseiro e apagar os aparatos eletronicos.

Na foto abaixo podemos ver as horas de sono aconselhadas (em vermelho) de acordo com a idade mas isso pode mudar segun as pessoas.

LA-EDAD-Y-EL-SUEÑO POST 5

QUAIS SÃO AS FASES DO SONO? O QUE ACONTECE EM CADA UMA?

Há cinco fases do sono : estágios 1 2 3 4 e Rem. Normalmente quando uma pessoa está dormindo começa no estágio 1 e passar por cada etapa até atingir a ultima fase do sono, o sono Rem. O ciclo recomeça cada 90-110 minutos.

Na primeira fase o sno e’ leve e a pessoa experimenta um entrar e sair do sono sendo facilmente acordado. O movimento dos olhos e os movimentos do corpo desaceleram. Podem-se experimentar movimentos espasmódicos de pernas ou outros músculos.

Na fase 2 cerca de 50 por cento de seu tempo dormindo e’ gasto nesta etapa do sono.O movimento dos olhos pára e suas ondas cerebrais tornam-se mais lentas o corpo esfria e os músculos começam a relaxar.

A fase 3 e’ a primeira fase do sono profundo. Durante este estágio pode ser muito difícil acordar alguém.

A fase 4 e´a segunda do sono profundo. O cérebro trabalha quase exclusivamente com as ondas delta lentas. Também e’ muito difícil acordar alguém nesta fase.  Até esta fase os estágios são quase exclusivamente para o descanso e relaxamento do indivíduo.

A ultima fase do ciclo do sono e’ REM. As maior parte dos sonhos ocorre. A respiração torna-se rápida irregular e superficial. Seus olhos movem-se rapidamente e seus múscolos se tornam-se imóveis. A frequência cardíaca e pressão arterial aumentam.

  fases-do-sono  

REGRAS PARA MANUTENÇÃO DO COLCHÃO

Precisamos manter em bom estado o equipamento de descanso para segurar as melhores prestações e higiene e estender sua vida útil. É importante seguirmos as instruções do fabricante já que os produtos variam muito. Apesar de observarmos algumas regras básicas comuns em todos os casos:

Virar o colchão :  a maioria dos fabricantes recomendam virar o colchão 180 graus da cabeça aos pés cada 3 meses mais ou menos. Desta forma usarão-se todas as partes do colchão na mesma medida.

Ventilar o colchão :  para a máxima respiração e manutenção em condições ideais é aconselhável ventilar o quarto antes de dormir para evaporar a umidade assorbida do colchão durante a noite.

Se pode aspirar regularmente para evitar o aparecimento de ácaros.

Os produtos químicos na limpeza a seco podem danificar as fibras e os materiais das camadas superiores do colchão (coberto etc).

Ventilar-el-hogar

SINAIS DO ENVELHECIMENTO DOS MATERIAS

Algums sinais do envelhecimento dos materias dum colchão são :

Pressionando firmemente em cima do colchão e ao deslizar a mão notam-se vultos.

A parte superior do colchão está solta, arrugada.

Veem-se notáveis deformações no colchão.

O colchão afunda no meio

PROBLEMAS DE USUÁRIO

Outras indicações de troca de colchão são as sensações fisicas das pessoas. A pessoa levanta-se muitas vezes com sentimentos de fadiga, tensão e dor. Se persistir esse sentimento pode ser troca de síntomo o colchão.O usuário tem dificuldade em encontrar uma posição para dormir.Se dormir acompanhado e ambas as pessoas caem em direção ao meio, sem ser capaz de evitá-lo.

COLCHÃO MUITO VELHO

Se o colchão for velho, tem de ser substituído com outro novo. O colchão deve ser substituído depois de 10 anos dependendo do uso e da qualidade do mesmo, embora muitas pessoas usem os colchões para mais tempo.Por outro lado la normativa europea UNE-EN del 1957 (dedicado ao cálculo da firmeza do colchão) contempla um teste de envelhecimento mecânico de 30.000 ciclos de carga similar ao apoio dum usuário sobre o colchão com um resultado de 8 voltas cada noite durante os 10 anos.

colchon demasiado viejo

QUANDO MUDAR O SISTEMA DE DESCANSO

Antes de comprar um colchão e se você quer renovar o sistema de descanso é necessário saber se o resto está em más condições e fornece o suporte necessário para um bom descanso. Quais são os sintomas de renovar o equipamento de descanso? Nos proxímos post veremos quais são os principais sintomas.

renovar el equipo de descanso

ASPETOS GERAIS DO EQUIPAMENTO DE DESCANSO

A largura mínima recomendada para colchões individuais é de 90 cm e 135 para colchões de casal. A altura depende da altura de cada um, considerando que o colchão deve ser de 10-15 cm superior a altura da pessoa que o usa. É importante também deixar bastante espaço debaixo da cama para facilitar a limpeza. Recomendamos um intervalo de pelo menos 30 cm. A dureza do colchão depende de cada pessoa, mas e’ melhor em qualquer caso, não escolher nem colchões muito macios nem duros, intermediário seria o ideal.

Sistema de descanso foto

ACOLCHOADO

Estão nas camadas exteriores do colchão a partir do núcleo do colchão. Eles são uma parte muito importante de muitos modelos de colchões disponíveis no mercado, por isso vai ser importante prestar atenção ao núcleo do colchão, mas também a todos os materiais que completam o colchão.

O ajuste de umidade do equipamento de descanso é largamente determinado pela camada superior do colchão. O núcleo do colchão tem um papel menos importante neste caso. As camadas superiores têm uma função de proteção e isolamento e são normalmente tratadas contra bactérias e fungos.

O uso duma capa superior (natural ou sintético) que pode ser separada do colchão (capa) e ser lavado a mais de 60 graus, é a melhor prevenção das alergias, tais como ácaros. Materiais naturais como lã, seda, algodão ou linho, e sintéticos como nylon e poliéster acrílico são comuns nas camadas superiores dos colchões.

As propriedades que precisam trazer estes materiais para as camadas do colchão devem ser a elasticidade, proteção anti-alérgico, isolamento térmico, apropriado para o ambiente e a absorção da umidade. Nesta maneira terá ausência de alergias e será mais facil ajustar a temperatura e a umidade. Em alguns casos, da mesma forma que com as almofadas, os fabricantes adicionam diferentes tratamentos, tais como aloe vera ao tecido para melhorar as características do mesmo.

TRAVESSEIROS VISCOÉLASTICO

Eles têm as mesmas propriedades, como no caso dos colchões (boa adaptação, minimização de pressão, alergia,...). São as almofadas que são mais adaptadas para pescoço e cabeça que alivaim a pressão e garantem um bom apoio.

almohada visco

TRAVESSEIROS LÁTEX

Fornece um bom isolamento térmico e suporte de qualidade quando são bem projetados. São elásticos, ligeiramente mais duros daqueles de fibra ou de viscoelástica, dão um bom suporte e não conter os ácaros.

almohada-latex

TRAVESSEIROS PLUMAS

Oferece suporte correto da cabeça e do pescoço, mas em alguns casos pode ser muito mole, se não têm o recheio necessário e pode dar uma grande sensação de calor.

cuscino-piume

TRAVESSEIROS DE FIBRA

São os mais comuns e podem existir de diferentes qualidades. Geralmente adaptam-se bem na cabeça. Existem fibras com diferentes geometrias e tratamentos que lhe conferem propriedades diferentes.

cuscino-in-fibra

COMO ESCOLHER O MELHOR TRAVESSEIRO

A almofada tem de adaptarse a cabeça e os ombros de cada indivíduo sem ser muito alta ou muito baixa. Por esta razão, no caso de dormir com outra pessoas é aconselhável que cada um use o travesseiro que se adapte às suas características.

Um travesseiro para cada posição?

Se a pessoa dormir dum lado precisa dum travesseiro mais alto e rígido (ou duas almofadas baixas).

Se a pessoa dormir de bruços vai precisar dum travesseiro macio e baixinho para manter a coluna vertebral alinhada da mesma maneira como quando a pessoa fica de pé.

Se o travesseiro for muito alto o pescoço inclina-se numa forma imprópria para a frente ou lateralmente (dependendo do local), causando a extensão dos músculos do pescoço e ombros. Esta posição da cabeça também pode obstruir a respiração e levam ao ronco.

As almofadas devem ser removíveis e laváveis, de fácil manutenção para evitar a formação de bactérias. Quando as almofadas perdem sua textura e não dão o devido apoio da cabeça e do pescoço, há de alterá-la e comprar novas.

TRAVESSEIROS

O travesseiro e’ um elemento importante para um perfeito sistema de descanso e devido ao seu design dependerá o apoia da área de cabeça e pescoço. Do material do que o travesseiro está recheio depende o confort do mesmo. Outros fatores a considerar são a quantidade de recheio e a qualidade da capa.

Apesar de existirem grandes diferenças entre os projetos e materiais lo mais importante é que o travesseiro promova uma posição adequada, facilite a respiração e permita a evacuação do calor e suor. Para o primeiro e o segundo ponto é essencial considerar a posição adoptada no momento do sono. Para ficar para o lado recomendamos um travesseiro mais alto se dormir de bruços.

Em relação ao último ponto, há um estudo científico que mostra que a temperatura da cabeça e’ uma questão-chave relacionados com a qualidade do sono. Mais fresco é um travesseiro e melhor é. Não há um travesseiro perfeito para toda a população. Tratandose dum produto com um custo limitado em comparação com outro componente do equipamento de descanso e’ melhor ter pelo menos 2 travesseiros de diferentes alturas, firmeza e com máxima ventilação possível.

No mercado e’ facil nós encontrarmos travesseiros de diferentes materias tal como pluma, fibra, espuma, poliéster, acrílico, látex, viscoelástico ou uma mistura dentre eles.

cuscini

ESTRADOS ARTICULADOS

Os estrados articulados podem ser manuais ou motorizados e normalmente têm uma estrutura sobre outra fija para melhorar a estabilidade. Os estrados articulados manuais são menos comuns. Os estrados articulados com motor eletrico podem ter até 5 niveis de articulação para diferentes partes do corpo e são controlados por um comando que está ligado a um cabo para a base.

somier-electrico

ESTRADO MULTILÂMINAS

El estrado de lâminas tem uma estrutura de madeira ou metal. O estrado consiste de ripas duma estrutura (quadro), em madeira ou metal em que são colocados lâminas horizontais. O material usado geralmente é madeira embora seja possível encontrar as fibras de carbono, fibras de vidro e plásticos. As laminas podem ser rígidas ou flexíveis, dependendo da firmeza que cada um quiser. El número de lâminas (de 14 a 30) e sua amplitude varia de acordo com a escolha do fabricante.

Em alguns casos também é possível ajustar o grau de firmeza das bordas para dar-lhe um apoio diferente dependendo das diferentes áreas. Movendo os fixadores do estrado até fora pode tornar-se mais duro enquanto movendo-os em direção ao centro o estrado torna-se mais flexível.

sommier-laminas

BASE REVESTIDA

E’ uma superfície de base rígida com uma estrutura de madeira ou metal, uma superfície geralmente composta por uma lâmina de madeira aglomerada. Tem uma maior superfície de apoio proporcionando aos nossos colchões viscoelásticos um suporte ideal e um equipamento perfeito. Os colchões sobre esta base precisam de muita ventilação.

  BASE-TAPEZADA  

ESTRADO DE MOLAS

E’ um estrado que esteve durante muito tempo no mercado. Está composto por um bloco de molas. Este tipo de estrado tem muitos inconvenientes, porque, com o passar do tempo as molas cedem e a cama vai se encurvando e isso pode provocar dores e problemas de coluna.

SOMIER MUELLES

COMO ESCOLHER UM BOM ESTRADO

Depois de escolher o colchão adequado, agora é hora de escolher o estrado que tem de adaptar-se perfeitamente ao colchão. Nem todos os colchões são apropriados para todas os estrados.  Por este motivo, é necessário prestar especial atenção em escolher uma rede que se adapte as características do colchão. Apesar do colchão ser responsável de 60 a 80% do soporte pode ser significativamente melhorado com um estrado compatível com as características tais como um colchão de látex com uma estrado de laminas como elemento flexível.

O estrado ou base é especialmente importante ao fornecer apoio adequado e confortável ao colchão. E’ importante escolhermos bem para ter mais conforto, apoio,uma boa postura e durabilidade. A base deve ser escolhida de acordo com as necessidades de cada pessoa e o colchão que vai ser usado.

ESCOLHER UM COLCHÃO VISCOELÁSTICO

O viscoelástico é um material revolucionário de conforto de alta tecnologia originalmente desenvolvido pela NASA.Os colchões de viscoelástico são aconselhados no alívio da pressão.O viscoelástico é um material sensível à temperatura que se adapta perfeitamente ao contorno do seu corpo e proporciona apoio total onde mais precisa, sem pressão adicional. Os colchões de viscoelástico têm elevada capacidade de resiliência, ou seja, recuperam a sua forma original depois de ter tido utilizados. Pensado para pessoas que procuram sensações fortes e únicas, o viscoelástico é um material termoadaptável, ou seja, adapta-se com a temperatura aos contornos do nosso corpo e, desta forma, alivia as pressões já que o efeito memória faz com que o colchão volte à sua forma original. A estrutura celular do viscoelástico garante uma melhor ventilação do colchão, mantendo intactas as suas características durante mais tempo.

viscoelastica

COLCHÕES LATEX

Os colchões de látex são feitos dum bloco de espuma de borracha que pode ser sintético, natural, ou uma combinação de ambos. Um colchão pode ser definido como látex natural se ele contiver pelo menos 80-85% de latex natural, o restante é constituído por componentes que são essenciais para dar força ao produto. Visualmente não há diferença entre sintético e natural é apenas uma diversidade a nível molecular. Os dois tipos de retículo têm propriedades diferentes, o natural é muito elástico e durável sintético e essencialmente menos deformado ao longo do tempo, compensar um ao outro. Naturais e sintéticas, o núcleo tende a ter bolhas ou furos que podem ser de diferentes tamanhos de acordo com as áreas de rigidez do colchão para suportar mais ou menos certas partes do corpo.

Ambos natural e de látex sintético, o núcleo tende a ter bolhas ou perfurações vir requisitos do molde no qual o colchão é fabricado e, como resultado da sua distribuição e da sua diferentes zonas de rigidez tamanho será criado no mesmo núcleo. Assim, colchões de látex pode ser concebido com diferentes áreas capazes de se deformar de forma independente um do outro para facilitar o apoio das partes do corpo que precisam de diferentes tipos de apoio. Eles podem estar no mercado encontrar a partir de modelos com um único lombar diferenciada cinco e até sete áreas de pausa independente.

Colchón Latex

 

COLCHÕES DE MOLAS

Os colchões de mola podem ser encontrados em várias formas, tamanhos, tipos de molas e conexões entre eles. A parte que todos têm em comum é o núcleo de molas e uma almofada nele com algum tipo de espuma e tecido. Colchões de mola oferecem graus variados de rigidez, dependendo do design das molas. Entre os colchões de mola, temos:

Colchões de molas ensacadas : permitem uma sustentação suave ponto por ponto, garantindo uma firmeza anatómica perfeita. O facto de serem ensacadas uma a uma torna estes colchões de molas adequados para quem dorme acompanhado, porque proporciona ao casal mais independência de movimentos. Este tipo de colchão é mais resistente e as suas molas são mais duráveis. Para um conforto extra, os colchões de molas ensacadas costumam ter uma camada de espuma pillow top de um dos lados.

Molas “Bonnell” : são molas bicónicas com suporte médio, entrelaçadas e cobertas por uma fina camada de espuma, para aumentarem o conforto do colchão. O sistema de molas bicónicas permite definir diferentes zonas de sustentação, fazendo variar a rigidez do aço com que são fabricados. Se dormir sozinho esta pode ser uma boa opção. Este tipo de colchão de molas é mais barato. Para quem dorme acompanhado, a solução pode ser um colchão de molas ensacadas, por exemplo.

Molas independentes : proporcionam individualidade no sono. O movimento duma pessoa em um dos lados do colchão não interfere no sono da outra.  Porém não é necessariamente o melhor e não é indicado para todos. Pessoas de biotipo pesado não devem optar por esta opção, pois, como as molas são independentes, as molas podem ceder muito nas áreas de maior contato com o corpo.

colchon-muelles

 

COLCHÕES DE ESPUMA

Colchões de espuma mais representativos são aqueles feitos de poliuretano (PU), embora existam colchões feitos de poliéster (PES), alta resiliência (HR) e materiais sintéticos de poliuretano e poliéster. Dependendo da qualidade dos materiais, suas propriedades e do processo de fabricação depende do conforto da espuma. Colchões de poliuretano geralmente são divididos de acordo com alta densidade (mais do que 35kgm3) ou baixa (inferior a 30kgm3), que é conhecida pelo nome de espuma de borracha.

COLCHON DE NUCLEO

TIPOS DE COLCHÕES

Podemos encontrar no mercado , em geral colchões de espuma , de mola, de látex e espuma de memória. Além destes, existem outros tipos de colchôes como o futon ou colchões de ar e água.

  tipos-colchonesPT

RESISTÊNCIA À FADIGA

Os materiais de um colchão devem ter a durabilidade necessária para manter um bom suporte do corpo durante a maior parte tempo possível ou seja, para tentar impedir que o colchão fique flácido ao longo do tempo e perder a sua elasticidade. Para espumas, quanto maior for a densidade do colchão será maior resistência à fadiga. A UNE-EN 1957 oferece 30.000 ciclos através de um rolo simulando um peso corporal para estimar a mudança na firmeza e na sua altura.

ISOLAMENTO TÉRMICO

Conforme o tema desenvolvido no capítulo anterior, a temperatura do corpo deverá manter-se constante durante o tempo que dormimos. As propriedades de isolamento térmico utilizadas no núcleo do colchão e as capas superiores são de máxima importância na hora de otimização da regulação térmica. Geralmente, o isolamento térmico é uma propriedade aditiva, de modo que, quanto maior for a quantidade de isolamento térmico maior será o mesmo. Normalmente, colchões com pouco material isolante e capas de material grosso (como um colchão de molas) e ao contrário, espumas sintéticas de poros fechados (bolhas de gás fechados) são altamente isolantes. Em ambientes termicamente condicionados como aqueles que se encontram na maior partes dos hotéis (dificilmente o ambiente está frio), o colchão deverá fornecer uma baixa resistência térmica para facilitar a evacuação do excesso de calor do corpo e reduzir a necessidade de transpiração e a temperatura do corpo.

PERMEABILIDADE

Ao dormir, os fluidos que são segregados pelo nosso corpo (suar e respirar) devem ser libertados para o ambiente para que não se tenha uma sensação de humidade sobre a superfície do colchão e se evite a acumulação de fungos nas zonas de condensação. A permeabilização de um colchão está direitamente relacionada com a capacidade de absorção dos fluidos e do transporte de vapor de água do corpo humano para o ambiente (ventilação) sendo estas as principais características físicas relacionadas com a humidade no sistema de descanso. Todos os componentes de um colchão devem permitir a transmissão da humidade do tecido para o ambiente, bastando um deles não efetuar a sua função para impedir esse fenómeno.

ELASTICIDADE

Outra propriedade dos colchões é a elasticidade.

A elasticidade de um colchão depende da sua recuperação original após seja submetido ao peso do corpo. Em alguns colchões existem várias zonas de diferentes elasticidades para que se possa adaptar à forma do corpo. Assim sendo, as partes do corpo mais pesadas o colchão irá ceder mais, fazendo que as mais leves se adequem de uma forma mais natural.

FIRMEZA COLCHÃO

A sensação de firmeza de um colchão depende de cada pessoa que está a experimentar. Muitas vezes, um colchão que pode ser mole para uma pessoa, no entanto, pode ser o mais adequado para outra. Existe uma norma no Comité Europeu de Normalização (CEN) que determina objetivamente a firmeza de um colchão. A escala que mede a firmeza varia entre 1 (mais firme) e 10 (mais mole). Com esta escala podemos orientar-nos em relação à firmeza de um colchão. Para além desta regra geral podemos encontrar vários tipos de colchões com vários tipos de firmeza, orientada para as várias partes do corpo. (pés, ancas, zona lombar, ombros, etc..) Com este propósito pretende-se oferecer ao corpo uma firmeza constante e com um suporte uniforme para uma curvatura natural do corpo.

FIRMEZA-COLCHÓN

COMO ESCOLHER UM BOM COLCHÃO

O colchão é o principal elemento do equipamento de descanso e as escolhas que fazemos dependem em grande parte para termos um otimo suporte para a nossa coluna. Antes de escolhermos um colchão seria interessante saber seus materiais e propriedades para comprar o melhor colchão para as nossas exigências. As partes dum colchão são : o núcleo, que é a parte estrutural e define as principais características do suporte do colchão e acolchoadas, uma parte exterior formada com espumas e tecidos que definem o conforto térmico, o julgamento subjetivo e a adaptabilidade.

SISTEMA DE DESCANSO

Um bom sistema de descanso é essencial para descansarmos bem. Os componentes principais que formam o equipamento de descanso são o colchão (que consiste dum núcleo e as camadas de enchimento), a base e às almofadas. A escolha correta destes componentes ajudará para as pessoas terem um bom descanso, uma má escolha pode ser a causa de distúrbios do sono, dor nas costas ou no pescoço , e desconforto geral. É importante conhecermos às propriedades do equipamento de descanso e a variedade de modelos para serem capaz de fazer a melhor escolha.

DORMIR DE BRUÇOS

Se dormir de barriga para cima é aceitável, dormir de bruços é completamente contraindicado. Além de deixar o corpo reto também, da mesma forma que a primeira posição, ainda tem o agravante do pescoço. Ao se deitar de lado, você precisa se virar para respirar, torcendo o pescoço cerca de noventa graus. Quando você coloca um travesseiro, então, além de torcer, você o hiperestende, causando dores cervicais. Além disso, dormindo de bruços os pulmões podem pressionar-se demais e causar problemas respiratórios. Apesar de todas estas desvantagens, (especialmente os de cargas na área lombar e cervical muitas pessoas (19% dos portugueses) preferem dormir nesta posição.

decúbito ventral

DORMIR DE LADO

A posição lateral é a posição mais adotada pela população (56%) e fornece um bom suporte da coluna vertebral, quando a cama e o travesseiro são bem projetados. As vértebras são alinhadas em uma direção e mantêm a curvatura natural do outro. Além disso, se dobrar seus quadris e as pernas suavizará a curvatura lombar, favorecendo um relaxamento dos músculos dos discos intervertebrais e ligamentos. Finalmente, se o pescoço mantém o alinhamento com o eixo da coluna, se favorecerá a respiração. O principal problema com esta postura é a instabilidade que apresenta, que pode causar distorção da coluna que carrega os discos, músculos e ligamentos intervertebrais, particularmente sensíveis nestes casos.

Decúbito-lateral1

DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA

Embora seja uma das posições com mais vantagens, apenas 25% dos portugueses utilizá-a. A principal vantagem é que nesta posição o corpo é bem distribuído na superfície o que dá uma estabilidade da pressão e do corpo. Se o sistema de descanso tem a firmeza correta a coluna permanecerá estável e com a sua curvatura natural. No entanto, esta posição não é a melhor para pessoas que têm problemas respiratórios. Finalmente, pessoas com problemas na área lombar melhor terem uma ligeira inclinação dos joelhos para suavizar a curvatura lombar e baixar o peso sobre os discos, músculos e ligamentos intervertebrais, proporcionando maior conforto durante o sono e depois.

Decúbito supino

COMO DORMIMOS? AS POSIÇÕES ADOPTADAS

A influência da postura afeta muito os fatores fisiológicos dos quais falamos no post anterior. Uma postura correta do corpo protege a coluna vertebral. Além disso, dependendo da posição escolhida depende a compra dum modelo de colchão ou de outro.

posiciones dormir

ASPETOS CARDIOVASCULARES

A ultima reação fisiológica a considerar são os fatores cardiovasculares. Um colchão que leva uma distribuição do peso inadequado pode dificultar a circulação periférica, causando uma sobrecarga de trabalho para o seu coração. Uma boa alternativa para reduzir esse efeito e ' levantar as pernas. Isso diminuirá o trabalho do coração e facilitará o retorno venoso.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS (APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO)

O exemplo mais claro dos problemas respiratórios é a apnéia obstrutiva do sono, cuja sintoma mais conhecida são os ronquidos, embora nem todos os roncadores sofrem de apneia. E’ um problema comum em todas as idades e sexos mas as pessoas com mais risco são os homens acima do peso. Essos sintomas pioram com a idade. Quando dormirmos de barriga para acima se levantarmos a cabeça a entrada de ar nos pulmões será mais facíl. Da mesma forma, a respiração é mais fácil quando dormirem de lado.

FATORES FISIOLÓGICOS

Juntamente com os fatores físicos é importante considerar a reação fisiológica que todos podem apresentar.

Um dos fatores são às reações alérgicas, entre os quais o mais comum é uma alergia aos ácaros. É difícil de eliminarem todos os ácaros presentes, mas mantendo uma umidade abaixo de 55% e usando capas laváveis à 60 graus podem reduzir os sintomas alérgicos.

CONFORTO TÉRMICO

A temperatura deve permanecer constante durante o sono: quando o isolamento térmico e´ muito baixo o corpo esfria, causando rigidez muscular e dificuldades em dormir enquanto  o isolamento térmico é muito alto, a transpiração aumenta, causando uma umidade excessiva além do desconforto no sonho.

A capacidade de isolamento térmico da cama depende principalmente do núcleo do colchão e das camadas superiores.

Quando o calor que deve ser removido do corpo é excessivo para o normal resfriamento isso provoca suor que quando evapora é transportado ao ambiente para evitar a sensação de demais calor.

Além disso, a umidade gerada não tem de ficar no colchão para evitar a formação de mofo.

O controlo de umidade depende, principalmente, das camadas superiores do colchão (cerca do 80%). O núcleo do colchão é relativamente importante (cerca do 20%), na medida em que ele atue como um canal para o transporte de umidade existente entre as camadas superiores e o ambiente.

MOBILIDADE E ESTABILIDADE

As frequentes alterações na posição durante o sono como mecanismo regulador da pressão e de postura requerem ao utilizador uma fácil mobilidade. Quando um colchão é demasiado mole e envolve o corpo todo, para poder mudar de posição requer muita energia, e, por vezes torna-se quase impossível. Por outro lado, quando um colchão é demasiado firme, o corpo, em muitas partes não encontra um suporte adequado e obriga-nos a um excesso de movimentos para libertar as zonas mais moles do corpo que estão sob pressão. Em conclusão, para ser garantido um descanso adequado, o colchão deverá facilitar a mobilidade do corpo para que exista uma distribuição uniforme do peso.

DISTRIBUIÇÃO DO PESO

Apenas temos uma coluna vertebral, os seus músculos e ligamentos. Quando dormimos a irrigação sanguínea pode diminuir nas zonas mais moles do nosso corpo a onde existe contato direto com o sistema de descanso. Esta situação limita a oxigenação, a alimentação e a libertação dos residios prejudiciais ao nosso organismo. Estes fatores causam a libertação de diferentes substâncias que estimulam a extremidade dos nervos e fazem que durante o sono muitas vezes mudamos de posição para evitar a dor. Um produto de descanso adequado facilitará uma melhor circulação sanguínea nos tecidos mais moles, reduzindo a pressão sobre eles, e, sobre todas as zonas mais sensíveis.

 

DOR NAS COSTAS

A coluna vertebral geralmente está sobrecarregada para manter por muito tempo uma postura forçada,por repitir muitas vezes o mesmo movimento, ou exceder sua capacidade de suportar cargas. Isto é a causa do aparecimento das dores na região inferior das costasou na área do pescoço. Se o apoio do equipamento de descanso não é adequado, os músculos e ligamentos da coluna vertebral não tem como recuperar as propriedades perdidas durante as atividades diárias, que se traduz em dores no momento de se levantar.

Dolores-de-espalda POST 3

SUPORTE DA COLUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral e’ responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. E` uma das partes mais vulnerável dos músculos e ossos. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras e, numa vista lateral, apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas “S” para absorver as vibrações produzidas pelo movimento do corpo e permitir às vértebras de suportar o peso da parte superior do mesmo. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um procespinhoso, um prolongamento delgado da vértebra e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. São eles que dão ao indivíduo a mobilidade necessária para a locomoção, atuando como amortecedores.

foto columna

FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DO SONO

Um bom equipamento combinada de fatores físicos e fisiológicos afeta a qualidade do nosso sono. Fatores físicos Uma equipe de descanso ergonómico permite que o sistema de músculos e ossos se recuperem. Os músculos e ligamentos precisam relaxar para recuperar totalmente sua capacidade de contrair-se e tensão respectivamente, enquanto os discos intervertebrais precisam recuperar naturalmente o que você costuma perder durante o dia. Devido aos equipamentos de descanso não adaptados ao usuário ou posturas inadequadas adotadas por isso, o corpo humano, especialmente a coluna vertebral, muitas vezes tem um suporte insatisfatório,com consequências negativas para o conforto e a saúde.

INTRODUÇÃO AO SONO

O sono é uma função tão essencial ao ser humano que consegue ficar mais tempo sem alimentos ou água do que do que o sono. O sono é o momento em que o nosso corpo e a nossa mente descansam e renovam-se. Além disso, a falta de sono pode contribuir para problemas de saúde e o surgimento de dores que podem se agravar por causa disso. Vários órgãos e sistemas do corpo humano beneficiam-se do sono quando isso ocorre corretamente. A coluna vertebral em especial é um dos mais proeminentes. A coluna está sujeita a um trabalho duro para suportar o peso do corpo e esforços associados para as atividades do dia-a-dia. Um período de descanso é essencial para manter essa atividade. Portanto, é condição necessária ter um bom equipamento de descanso.

Woman sleeping on white background

Nosso objetivo

Querem comprar colchões de viscoelástico ? Trabalhamos cada dia para lhes trazer os melhores colchões com espuma de memória, viscoelásticos de qualidade superior e com os melhores preços do mercado.

Contacta-nos

Apoio ao cliente
308 802 606 (9:00h - 14:00h)
Informação
post@sensog.com