A importância da densidade

A importância da densidade

A densidade é uma característica chave da espuma viscoelástica. É um indicador importante do rendimento da espuma referente ao conforto, suporte e durabilidade. Também é um indicador da economia relativa da espuma.

A definição da densidade

A densidade da espuma não é o peso e sim uma medida da massa por unidade de volume. A densidade é uma função da química utilizada para produzir a espuma, dos aditivos utilizados para incrementar a densidade e de qualquer dos aditivos utilizados para melhorar as propriedades de resistencia a combustão da espuma. A espuma viscoelástica está disponível em uma ampla seleção de densidades. A densidade da espuma é uma função da densidade da espuma virgem. Isto se chama densidade polimero. Se a espuma não contem aditivos, a densidade polimero é a mesma que a densidade total de la espuma.

A densidade da espuma de poliuretano flexível se mede em kilogramas por metro cúbico (kg/m3).

Como afecta a densidade ao rendimento da espuma

Obviamente quanto mais densa é a espuma, ou quanto mais material se utilize para produzir, mais material haverá no núcleo para proporcionar mais suporte.

É importante recordar que a firmeza da superfície da espuma é independente da densidade da espuma. As espumas de alta densidade podem ser fabricadas para que seja mais suaves e as de baixa densidade para que seja muito firmes. Por tanto, não existe tal coisa como una densidade "dura" ou "firme". Produtos feitos com espuma de alta densidade, geralmente oferecem muito suporte, mas dependendo podem ser espumas bastantes moles.

Qual é a diferença entre firmeza e suporte ? A firmeza (25%IFD) é uma medida da superfície ao tacto. O suporte é a habilidade da espuma de "voltar" do peso e prevenir a espuma de criar formas do corpo. A espuma de densidade mais alta ajuda a prevenir a sensação de atrito entre o peso do corpo e a espuma em seu principal uso. Ambos, a firmeza e o suporte afectam ao conforto da espuma. Existe inclusive, uma medição para determinar a habilidade da espuma para proporcionar suporte. Esta medição, o factor de suporte, se determina medindo a firmeza (IFD) da espuma, comprimindo em 25% de sua altura original e logo medindo a firmeza (IFD) quando se comprime a mesma amostra de espuma ao 65%.O factor de suporte da espuma é a relação entre o 65% IFD dividido entre o 25% IFD.

Quanto melhor seja o factor do suporte, maior será a habilidade da espuma para suportar o peso. As espumas com um factor de suporte de 2.0 ou superior são mais apropriadas para as aplicações que necessitam suportar peso, como os núcleos dos colchões . A densidade tambem se traduz na durabilidade da espuma. Outra vez, quanto mais material de polimero se utilize para produzir a espuma, maior será a tendencia da espuma a reter suas propriedades originais. Os estudos sobre a durabilidade da espuma mediante a medição da falta da flexibilidade e a perda da firmeza da espuma, logo de flexionar a espuma a um predeterminado numeros de ciclos, mostram que quando mais se incrementa a densidade polimero,a perda de firmeza se reduz.

A menor perda de firmeza significa, por exemplo, que as almofadas de assento se mantem como novos ao tacto e que os colchões retem seu tacto original. As espumas de densidade mais alta tambem retem melhor sua habilidade para proporcionar suporte. Otros factores utilizados para medir a durabilidade da espuma tambem melhoram quando a densidade se incrementa. Um destes é a firmeza da compressão ou a tendência da espuma de perder altura a medida que se utiliza. Ao ir incrementando a densidade, a perda de altura diminui notavelmente.

Nosso objetivo

Querem comprar colchões de viscoelástico ? Trabalhamos cada dia para lhes trazer os melhores colchões com espuma de memória, viscoelásticos de qualidade superior e com os melhores preços do mercado.

Contacta-nos

Apoio ao cliente
308 802 606 (9:00h - 14:00h)
Informação
post@sensog.com

Twitter

  • Somente em Senso G pode comprar seu colchão em 3 vezes por cartao de crédito. Aproveitem !!! 9 years ago